www.jmrezende.com.br

SOBRE O AUTOR


foto de 1988        Joffre M. de Rezende é médico gastroenterologista, Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Natural de Minas Gerais, concluiu seu curso médico na antiga Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1950. Após dedicar-se à Gastroenterologia, transferiu-se para Goiânia, onde reside há 48 anos.

        Ingressou no magistério superior em 1962, como Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, tendo sido Regente da Disciplina de Gastroenterologia de 1962 até sua aposentadoria, em 1987. Foi Chefe do Departamento de Clínica Médica de 1962 a 1968 e Vice-Diretor da Faculdade de 1968 a 1972. Atuou ainda como Coordenador da Editora da referida Universidade de 1978 a 1982 e foi editor da Revista Goiana de Medicina, órgão oficial da Associação Médica de Goiás e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, de 1955 a 1990.

        Na área de pesquisa dedicou-se principalmente ao estudo da doença de Chagas e suas repercussões no aparelho digestivo, tendo publicado no Brasil e no exterior, como autor ou co-autor, mais de uma centena de trabalhos científicos entre artigos e capítulos de livros.

        É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, da Academia Goiana de Medicina, da qual foi presidente no biênio 1993-1994, e da Sociedade Brasileira de História da Medicina, em que ocupou o cargo de primeiro secretário, de 1997 a 2001. É ainda membro efetivo da Sociedade Internacional de História da Medicina. Professor Emérito aposentado pela Universidade Federal de Goiás, e professor honoris causa da Universidade de Brasília.

        Na vida familiar era casado com Alzira G. Dourado de Rezende, professora do curso superior de Enfermagem e uma das fundadoras da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Para tristeza da família e de quantos a conheceram, ela faleceu em março de 2001. O casal teve quatro filhos: Pedro, Ângela, Joffre e Paulo, um dos quais, Joffre Rezende Filho, é médico gastroenterologista como o pai.

        * Faleceu em 26 de Janeiro de 2015 aos 93 anos, em Goiânia, onde foi sepultado com homenagens da Faculdade de Medicina da UFGO. 
 
 

DEDICATÓRIA

            Este site é dedicado à memória de minha querida esposa, cuja lembrança permanente representa um estímulo à continuidade do meu trabalho, que ela sempre valorizou.

Goiânia, 30/10/2002.
Joffre M. de Rezende
 


* Atualizado em 04/02/2015 por seu filho Pedro
(prezende at unb.br)